mídias virgens & condessa buffet

nuvenzinha, somatório de vigores, sementério de notícias, melancoriza e dengo

guerra dentro

with 2 comments

(…)

– Quer aprender a arte da guerra?

Sem esperar resposta, o velho disse:

– Esteja aqui amanhã, quando a cor da água do rio passar da cor da asa do estorninho para a cor do nenúfar.

O garoto foi pra casa, pensando: amanhã.

(…)

Manhã cedinho, à primeira luz e ao primeiro passarinho, o menino acordou e saiu devagar, todo mundo dormindo.
Lá estava o velho.
Caminhou até a ponte, aproximou-se do homem e disse:
– Estou pronto.
– Você não serve para a arte da guerra.
– O que foi que eu fiz de errado?
– Qual é o seu nome?
– Baita.
– Você não serve para a arte da guerra, Baita. Não te disse para estar aqui na hora em que a cor do rio passa da cor da asa do estorninho para a cor do nenúfar?
– Estorninho, eu sei o que é, meu pai me disse. Mas o que é nenúfar?
– Não interessa. Porém, se você ainda quiser aprender a arte da guerra, esteja aqui amanhã, quando a voz do vento deixar de dizer adeus e começar a dizer venha.

(…)

Paulo Leminski, Guerra dentro da gente. Editora Scipione, 2006

Written by bb

December 13, 2010 at 10:30 pm

Posted in emossão

2 Responses

Subscribe to comments with RSS.

  1. Caraca. Esse livro me marcou muito, e hoje pensei nele, porque escrevi uma frase boba no Facebook que uma amiga disse parecer Leminski. E olha que nem sou fã do Leminski poeta. Mas esse livro, sei lá, teve uma coisa de me deixar melancólica, talvez tenha sido minha primeira melancolia (ou segunda, depois de Indez, um livro do Bartolomeu Campos Queirós que acho que só eu li). Entrei aqui meio por acaso e tem isso, que coincidência. Perdão pelo abuso de espaço, mas não deu para não comentar… Beijo,
    Maria

    Maria Mendes

    December 14, 2010 at 9:50 pm

  2. Que isso, Maria, esse espaço serve pra isso! Adorei a coincidência. Um beijo.

    bb

    December 28, 2010 at 3:28 pm


Leave a Reply

