mídias virgens & condessa buffet

nuvenzinha, somatório de vigores, sementério de notícias, melancoriza e dengo

FUNABEM FEELINGS

with 11 comments

ike nojo

Tava lembrando outro dia dos álbuns de figurinha que eu tive na infância. Não consigo lembrar de todos, mas lembro dos mais significativos:

1. Chaves: não completei por UMA figurinha. Era muito normal não completar um álbum por uma figurinha. Guardei por muitos anos, e lembro que um dia descobri que meu pai tinha jogado fora. Choro até hoje só de pensar. Mas ainda tenho algumas das figurinhas repetidas que sobraram. E obviamente NÃO vendo.

2. Os Trapalhões: era daqueles álbuns de banca de jornal, em papel vagabundo, que completando determinadas figuras você ganhava prêmios. Me lembro que, ironicamente, só consegui completar a figura do JOGO PARA PREPARAR CAIPIRINHA. Ele era de madeira e durou muito. Meu pai usava em todas as festas lá em casa. Que álbum infantil hoje tem um brinde de JOGO PARA PREPARAR CAIPIRINHA?

3. Cavaleiros do Zoodíaco: completei. Colecionei com o meu pai. Primeiro eu o eduquei a assistir o desenho, fazendo de tudo pra que ele se apaixonasse, e aí depois comprei o álbum. Resultado: ele virou o maníaco das figurinhas, de tanto que gostava do desenho, e trazia MUITAS figurinhas todos os dias. Imagina a EMOSSÃO.

4. Amar é…: minha mãe disse que comprou pra mim, mas quem colecionava era ela. Nunca achei muita graça nesse álbum. Nem ficava feliz quando minha mãe comprava figurinhas. Abandonei e quem terminou de colecionar foi minha tia mais nova. Anos mais tarde acho que ele voltou menos cafona, com cards até fofos.

5. Gang do Lixo: o álbum mais foda do mundo. O chefe da Gang era o Ike Nojo, o pantafaçudo acima, que estampava a capa do álbum. Me lembro que meus pais não quiseram comprar, alegavam que era muito asqueroso. Mas minha avó, que era muito bróder, comprou pra mim escondido.

Foi o álbum que eu mais amei na vida, e eu só conhecia um menino além de mim que tinha. Nunca fomos amigos porque ele era duma série a mais que eu. Ele foi expulso do colégio porque um dia teve um surto psicótico na hora do recreio e começou a berrar e correr e chutar TODOS os cascos de refrigerante que tinham no pátio. No final, com as canelas sangrando, ele olhou pra professora de Estudos Sociais e falou “vou te matar, sua piraaaaaaaaanha!”

Nunca tirei meu álbum da Gang do Lixo de casa porque tinha medo de perder. Mas até hoje não sei que fim deram nele. Há uns anos procurei infos dele nas Interwebs, mas nada achei. Hoje fui procurar de novo e achei outras pessoas que também amavam. Pra quem não lembra, dá pra saber a história do álbum e ver algumas das figurinhas aqui.

Décio Ralo, Jaques Brando, Boy Comida, Meio Punk, Nenem Tranhas, Dante Falante, Carlinhos Careta, Soldo Esgoto, Dida Linda, João Bolachão, Bat-Boca, Al Lixone e cia: saudades.

11 Responses

Subscribe to comments with RSS.

  1. Não sei como é fora do RS, mas aqui no tempo das figurinhas a malandragem era ganhá-las jogando bafo.
    E tinha uma da gang do lixo (acho) que ensinava como fazer bigodes usando restos de cabelo vindos de cabelereiros e barbeiros – coisa fina!

    joao~grando

    August 27, 2009 at 5:37 pm

  2. chorei.

    isaac

    August 28, 2009 at 2:37 pm

  3. Tinha esse um livro, O Gênio do Crime, em que a Turma do Gordo investigava o desvio das figurinhas do Rivelino. Era muito da hora, cara.

    Acho que não tem nada mais legal sobre álbum de figurinhas do que O Gênio do Crime.

    gutierrez

    August 28, 2009 at 6:02 pm

  4. Minha mãe tb colecionava o “amar é…”
    Prefiro a versão safadeenha dele que rola na web.

    Jogo de caipirinha é super tendência. Essa geração 2.0 não sabe o que tá perdendo.

    Thaís Freitas

    August 28, 2009 at 8:36 pm

  5. domingos79

    August 31, 2009 at 8:40 pm

  6. Bruna, eu pensava que as “Basuritas” só existiam na Argentina… e que, obviamente, era uma invenção nossa… hehe, mas que bom que outros meninos no mundo também curtiram! Tinham nomes muitos engraçados… mas nunca completei nenhum album, só gostava de trocar figurinhas.
    bj!

    carolina

    September 3, 2009 at 6:29 pm

  7. a gang do lixo foi um dos únicos álbuns de figurinha que realmente motivaram minha vida… saudades…

    edson

    September 6, 2009 at 8:25 pm

  8. gang do lixo rutis. lembro duma das figurinhas mais tosquinhas, mas que levava o meu nome ‘caio do trono’.

    levantou pueira esse post

    caio carmacho

    September 14, 2009 at 3:27 am

  9. também completei o dos cavaleiros! junto com o do rei leão. haha. mas os queridos da infância de facto foram tbm o do chaves – que tinha figurinhas coladas em todo lugar – e o da moranguinho. o/

    ines

    September 14, 2009 at 4:20 am

  10. Gang do Lixo foi o melhor álbum da infância (junto com o dos dinossauros do chocolate Surpresa, para mim).

    Leonardo Villa-Forte

    September 16, 2009 at 4:04 pm

  11. Caracas!!!
    Eu tinha esse album. Era bem foda.

    Tércio

    September 18, 2009 at 10:08 pm


Leave a Reply

