mídias virgens & condessa buffet

nuvenzinha, somatório de vigores, sementério de notícias, melancoriza e dengo

Aaaaaquiayayaya, amoorrrr!

with one comment

Tudo começou (há um tempo atrás na Ilha do Sol) com um papo com o Caju sobre o disco Axé Bahia 96, que continha o clássico ME ABRAÇA, da Banda Eva, que eu adoro tanto quanto BELEZA RARA.

Já falei de BELEZA RARA neste blog, num post comparando os versos de Ed Grandão Você tem o aroma das rosas/ Me envolve em teu cheiro/ E assim faz ninar/ A imensa vontade de estar/ Ao seu lado./ Nem o mar/Tem o brilho encantante/ Como o dos seus olhos/ Minha Pedra Rara com Pablo Neruda.

Para demonstrar, voltei ao post e me dei conta de que o Paulo Moreira tinha perguntando quem tinha traduzido Borbulhas de Amor, maravilha gravada pelo Fagner. Eu imaginei uma tradução do Ferreira do Gullar, porque em se tratanto de Fagner ou é o Gullar ou é a Cecilia Meirelles. Mas não sabia de quem era a autoria.

E pasmei quando descobri que era do Juan Luís Guerra. Pasmei segundo quando descobri que foi inspirada na Rayuela, do Cortázar. E eu obviamente acredito, pois ambos são clássicos eternos.

A única música que eu conhecia do Juan Luís Guerra era ROMANCE ROSA, ou BACHATA ROSA, música trilha dos passeios-farofa de barca com um tio meu que levava grupos de turistas para Itacuruçá e de uma paixão não-correspondida que tive no colégio aos 8 anos. Adorava.

Fui atrás da letra (tem que descer a página) e pasmei terceiro: foi inspirada no Libro de las preguntas, do Neruda.

Tirando o Neruda, gosto de todos os artistas citados neste post, principalmente do meu tio, que muito contribuiu com o lado farofa da minha formação e que me aconselhou – com suas geniais demonstrações de portunhol vida afora – a começar a estudar espanhol.

JUAN LUÍS GUERRA, SAUDADES

Written by bb

April 7, 2009 at 7:25 pm

One Response

Subscribe to comments with RSS.

  1. É verdade que as esperanças
    se devem regar com orvalho?

    Japa

    April 8, 2009 at 2:41 pm


Leave a Reply

