mídias virgens & condessa buffet

nuvenzinha, somatório de vigores, sementério de notícias, melancoriza e dengo

O. LIT. – ORQUESTRA LITERÁRIA

with 4 comments

Como eu havia dito aqui, quarta e quinta agora tem TRANSFORMANCE* no Sesc Paulista às 21h digrassa.

* TRANSFORMANCE é um termo criado pela Sereia, minha musa blofa.

O Flávio Scott explicou melhor a proposta:

O. LIT. – ORQUESTRA LITERÁRIA em CONCERTO PARA VOZ & BASE ELETRÔNICA

(NA PROGRAMAÇÃO NA MOSTRA SESC DE ARTES 2008)

Projeto idealizado pelo escritor Paulo Scott, o “O. LIT. – ORQUESTRA LITERÁRIA”, consiste na pesquisa e seleção de textos de prosa e, sobretudo, de poesia, produzidos por autores brasileiros contemporâneos (como, por exemplo, Angélica Freitas, Antonio Cicero, Fabricio Carpinejar, Joca Reiners Terron, Mário Bortolotto, Marcelo Montenegro, Chacal, Cândido Rolim, Fabio Weintraub, Bruna Beber, Marcelino Freire, Fabrício Corsaletti, Xico Sá, Manoel Carlos Karam, Bruno Brum, Alice Sant’anna, Valério Oliveira, Ronaldo Bressane, Sergio Mello, Bruno Brum, Frank Jorge, Virna Teixeira), de modo a extrair trechos curtos do texto de um desses escritores (desde que não se descaracterize o seu estilo, a sua marca) para serem combinados com trechos extraídos de outros escritores e também a textos/fragmentos produzidos pelo próprio Paulo Scott especialmente para o projeto.

O resultado dessa combinação – desse concerto de proposições e origens variadas, está num conjunto de trinta e oito peças inéditas com duração de um a quatro minutos cada, executadas no palco por cinco pessoas: (a) Paulo Scott acumulando as funções de VJ e apresentador; (b) FLU (Flávio Santos), ex-baixista da banda Defalla, acumulando as funções de guitarra de ruído e distorções e teclado na execução de samplers e bases rítmicas; (c) Rodrigo Penna na leitura e execução de vozes pré-gravadas, mixando faixas com as vozes de alguns dos autores selecionados e gravações aleatórias realizadas em ambientes públicos; (d) Fernanda D’Umbra, leitura; (e) Simone Carvalho, leitura.

Há, como se pode constatar, proximidade com o processo de pesquisa e reordenação tradicionalmente executado pelos Disc Jockeys, que nas décadas de oitenta – segunda metade – e noventa do século XX alcançaram o status de compositores de músicas, renovando registros consagrados (e muitas vezes esquecidos), prestando-lhes homenagem e, por meio da combinação, criando uma peça inédita.

Mais do que uma amostra do que se produziu recentemente, no campo literário brasileiro, o O. LIT. é uma intervenção que busca evidenciar a qualidade da literatura brasileira, realçando o quanto é plausível misturá-la a outros meios, criando uma nova oralidade e uma nova relação entre as várias vozes desta geração de escritores nacionais.

Durante o espetáculo há projeções com imagens dos autores cujos trechos de textos foram selecionados e serviram para aquela peça especifica (a que está sendo executada naquele momento); haverá também palavras, frases e outras combinações gráficas – são dois projetores se alternando sobre a mesma tela (num esquema de mixagem também visual).

A intervenção denominada “Concerto Literário para Voz & Base Eletrônica”, que dura aproximadamente 45 (quarenta e cinco) minutos, estreará na Mostra SESC São Paulo de Artes 2008, nos dias 15 e 16 de outubro, 21 horas, no 15º andar do SESC Avenida Paulista (Avenida Paulista nº 119). Na abertura, a participação especial de João Gilberto Noll, que fará leitura de trecho de sua obra recente. Nos dois intervalos da intervenção, haverá as participações de Michel Laub, dia 15, Verônica Stigger, dia 16, Índigo, dia 15, e Tony Monti, dia 16.

Written by bb

October 13, 2008 at 9:27 pm

4 Responses

Subscribe to comments with RSS.

  1. vsa blofa

    Sereia

    October 13, 2008 at 9:51 pm

  2. Tu tá cada vez mais loca.

    Elrodris

    October 13, 2008 at 11:15 pm

  3. vsa blofo
    to aqui promovendo teu CONCEITO

    HAHAHAHAH

    :*

    bb

    October 14, 2008 at 1:07 am

  4. Transformance imperdivelson!

    Luiza

    October 14, 2008 at 3:32 pm


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: